Eliane Augusto, coach e especialista em Imagem, fala sobre a criação do seu método de autoconhecimento e identidade

Entrevista feita pelas alunas: Sindy e Fernanda Minetto - 2º Ano A

Eliane Augusto, criadora do método “Despertar da Essência'' e especialista em Imagem, promove através do uso das roupas, a construção da identidade, alinhando estilo e essência. É graduada e pós-graduada em direito, Consultora de Imagem, Coach de Emagrecimento; Eneagrama; Programadora mental pelo Instituto Brasileiro de Coaching e mestranda em Neurociência pela Universidade FCU da Flórida.


Hoje você trabalha como mentora de autoconhecimento e consultora de imagem. Como você decidiu entrar nesse ramo? 
Desde a adolescência sempre tive interrogações de quem eu era e qual o meu papel no mundo. Contudo, era um universo muito fechado e os mais novos não tinham muita voz. Quando eu tinha 12 anos (que foi quando meus pais se separaram) todas essas perguntas e interrogações vieram à tona. Hoje, olhando para trás com um olhar mais maduro, posso dizer que vivenciei uma crise existencial. Como eu não tinha ninguém para me direcionar e responder, precisei buscar respostas para as questões que eu tinha. Eu me lembro de um livro que li do Roberto Shinyashiki, “Sem Medo De Vencer Ser'', e através dele eu vi que as minhas interrogações poderiam ser sanadas. Desde então, eu comecei a ler muito e estudar principalmente livros de autoconhecimento e autoajuda que me ajudaram a responder essas perguntas dentro de mim. E em 2005, com 22 anos, me mudei para Sinop para estudar Direito. Depois de me formar em 2012, fiquei um período estudando para concursos. Mas sempre que me dedicava para entrar em um cursinho, algum imprevisto familiar acontecia e me forçava a parar o que eu estava fazendo. Chegou um momento em que me vi em uma encruzilhada, vou me dedicar para o Direito ou não? E quando precisei trancar o curso para cuidar do meu pai que estava doente, eu recebi uma proposta para fazer uma formação de desenvolvimento pessoal com uma ferramenta do coach. Desta forma vi que estava sendo direcionada a mudar de caminho e então passei 6 meses cuidando do meu pai e estudando nessa área de autoconhecimento. Esse foi um período em que eu comecei a aplicar as coisas que eu estava estudando com meus clientes. 

Existem muitos métodos e técnicas disponibilizados pela Psicologia e pelo Coaching. Por que e como você decidiu criar o seu próprio? 
Durante esse período de estudo eu percebi que essa formação não era o bastante. Sempre que estava atendendo alguém eu olhava e não via ferramentas o suficiente. Então comecei a buscar mais e mais livros. E, enquanto estava atendendo, eu via que a teoria que estava nos livros era possível pôr em prática. E aí, foi quando eu resolvi desenvolver o método “Despertar da Essência”, porque acontecia esse despertar em algum momento. Depois disso eu fui buscando outras formações e cursos profissionalizantes, e quando passei pela Consultoria de Imagem, eu acho que aqui entrou o método mesmo, que é o alinhar do autoconhecimento com roupas. 

De que modo você utiliza o seu método “Despertar da Essência” em suas consultorias com suas clientes? 
Tem uma pesquisa relacionada aos elementos da comunicação não verbal, chamada Mito de Mehrabian feita por Albert Mehrabian, que diz que 93% da nossa comunicação é não verbal. Nesses 93%, 55% são elementos visuais, como as roupas, cores, formas e tecidos, e também como nos movimentamos ao falar. 38% é o tom de voz e a forma como você fala e apenas 7% o que você fala. Então, quando compreendemos o quão importante é essa comunicação não verbal, buscamos o aperfeiçoamento da aparência e imagem. Só que quando as pessoas chegam no processo, entendemos que toda a história dela está relacionada, ou seja: não adianta apenas cuidar da imagem e não dar a devida importância para sua essência, sua história. Sabendo disso, é necessário compreender a individualidade de cada pessoa, seu passado e história, seus valores e objetivos de vida. Assim, o método alinha esse lado interno, do autoconhecimento, e traz isso para uma imagem aperfeiçoada, onde a pessoa consegue se posicionar sendo ela mesma em diversas áreas da vida. Utilizamos muitos elementos para aperfeiçoar a imagem, um deles é a roupa, que, na realidade, é apenas uma ferramenta utilizada para trazer resultados para a pessoa. Dessa forma, o método vem para trazer mais confiança, credibilidade e segurança conforme o processo ocorre. Ele vem para trazer um senso de identidade e desenvolvimento da Imagem, sendo único para cada pessoa, já que todos temos uma visão do mundo diferente. 

Quais são seus planos futuros para sua carreira? Planeja adquirir uma nova formação e dar continuidade para seu método? 
Bom, atualmente estou fazendo mestrado em Neurociência, e a ciência está sempre em desenvolvimento, tendo muitas coisas que funcionam mas ainda não são comprovadas cientificamente, o método por exemplo é uma dessas coisas. Eu creio que futuramente ele vai contribuir para áreas distintas, por isso pretendo levá-lo para ter reconhecimento científico, para que possa ajudar pessoas em áreas diversas, do autoconhecimento principalmente, que, sendo mais abrangente, entra em áreas como Psicologia, Coaching e algumas áreas da Medicina. Eu acredito que cada possibilidade de pesquisa, feita com seriedade, trará um resultado que pode ajudar a sociedade como um todo. Pretendo trazer o método científico para o processo com o passar do tempo. E também quero que ele se transforme em um livro, tornando-o mais acessível para ajudar mais pessoas. Planejo também fazer uma formação, para que eu possa capacitar homens e mulheres que consigam ajudar pessoas e levar esse método que ajudou a muitos adiante.


Comentários